SOBRE

Centro de Processamento de Alto Desempenho

O Centro de Processamento de Alto Desempenho do ICB é um laboratório multiusuário de bioinformática vinculado ao CELAM ICB-UFMG

O sistema computacional instalado no CEPAD foi adquirido por meio de dois projetos Capes Equipamentos Multiusuários, de 517 e 247 mil reais, e visa impulsionar as pesquisas e especialmente os programas de pós-graduação do ICB e de seus colaboradores.

O acesso ao sistema pode ser requisitado por e-mail para o CEPAD (ver link abaixo). Estudantes de Iniciação Científica registrados em algum programa de pós-graduação do instituto também podem se cadastrar para uso, assim, registrem-se como participantes dos programas antes. Pesquisadores colaboradores devem estar cadastrados como colaboradores junto aos programas de pós-graduação, nesse caso peçam para o colaborador da instituição encaminhar o pedido de acesso ao CEPAD e o registro no programa. Com isso, a identidade do usuário é bem verificada.

Empresas interessadas no uso do equipamento ou na contratação de processos devem contactar o CENEX/ICB para informações e redirecionamento, já que os serviços são ofertados como Extensão. O custo do uso de uma máquina com 64 cores e 512 Gb de memória é de 9,5 reais/hora. Procuramos programadores da instituição que estejam interessados em hospedar processos de análise em nosso serviço de extensão, por favor entrem em contato.

Aplicações residentes em outros servidores de bioinformática na UFMG

Nossos equipamentos

Servidor de aplicações web: BIOINFO

O servidor BIOINFO é dedicado a ofertar aplicações desenvolvidas na UFMG, seja por acesso web, seja por interface programática para aplicações (API).

Computação de alto desempenho: SAGARANA

O “cluster” computacional SAGARANA é dedicado à computação de alto desempenho.

Acesso LDAP: SARAPALHA

O servidor SARAPALHA tem o servidor LDAP que é dedicado à transferência de arquivos e permite o controle do acesso com as credenciais da minhaUFMG.

J. Miguel Ortega

Instituto de Ciências Biológicas