NORMAS DE USO

O Laboratório-NB3-ICB é parte do Centro de Laboratórios Multiusuários (CELAM) do ICB-UFMG e seu uso é condicionado ao pagamento da taxa de utilização da área, destinada à manutenção dos sistemas de pressão negativa, ar condicionado, automatização e esterilização, além da manutenção dos equipamentos disponíveis para uso. Se você é um novo usuário e deseja utilizar o Laboratório para sua pesquisa, leia atentamente o fluxograma de uso disponível ao lado.

Normas de uso para novos usuários

  1. O pesquisador responsável (orientador) ou responsável designado por ele deve preencher o Formulário 1: Cadastro de projeto. A equipe do Laboratório-NB3-ICB avaliará os aspectos metodológicos e de biossegurança relacionados ao projeto (não cabendo o julgamento do mérito científico).

  2. Os usuários (aqueles que efetivamente trabalharão no Laboratório-NB3-ICB) deverão preencher o Formulário 2: Cadastro de usuário com informações pessoais básicas e experiências prévias sobre laboratórios NB3. Cada usuário deverá preencher seu próprio formulário.

  3. Quando do início dos trabalhos práticos dentro do laboratório, TODOS os usuários deverão obrigatoriamente apresentar comprovante de vacinação completa contra a COVID-19. Caso o trabalho envolva a manipulação de amostras biológicas provenientes de pacientes, o usuário deverá também comprovar vacinação completa contra a Hepatite B.

  4. Caso o projeto envolva o uso de organismos geneticamente modificados (OGM) como vírus ou bactérias expressando genes exógenos ou repórter (GFP, luciferase, beta-galactosidase, por exemplo), animais knock out ou animais transgênicos, o usuário deverá submeter um pedido de autorização para a realização do projeto junto à Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do ICB-UFMG. Os trâmites para a submissão do projeto ficam a cargo de cada usuário. O uso do laboratório ficará condicionado à aprovação do projeto pelo CIBio e CTNBio. O CUMPRIMENTO DESTA ETAPA É CRUCIAL PARA A LIBERAÇÃO DE USO DO LABORATÓRIO CASO O PROJETO ENVOLVA O USO DE OGMs.

  5. Após estas etapas, o novo usuário deverá completar um treinamento teórico-prático OBRIGATÓRIO que será aplicado pelos técnicos em biossegurança do Laboratório-NB3-ICB em data oportuna. Quando aprovado, o usuário está apto a iniciar seus trabalhos no laboratório.  Para a realização do treinamento, será cobrada uma taxa única para cada usuário.

    ATENÇÃO: O uso do Laboratório-NB3-ICB é destinado EXCLUSIVAMENTE àqueles usuários que já apresentam comprovadamente experiência técnica com trabalhos envolvendo cultura e manipulação de células e animais de experimentação. O treinamento para uso do Laboratório-NB3-ICB contempla apenas os aspectos de biossegurança necessários para trabalhos em ambientes de biossegurança nível 3, não cabendo à nossa equipe o treinamento relacionado com manipulação de células ou animais. Sendo assim, será OBRIGATóRIA a emissão de declaração assinada pelo orientador ou responsável pelo projeto atestando que o usuário apresenta experiência técnica prévia com cultura celular e/ou manipulação de animais. Clique aqui para modelo de declaração.

  6. Como parte do CELAM, o uso do Laboratório-NB3-ICB está condicionado ao pagamento de taxa de uso. Tais recursos são utilizados na manutenção dos equipamentos de pressão negativa e demais estruturas do laboratório.

  7. As cobranças das taxas de utilização do Laboratório-NB3-ICB serão realizadas através de boleto bancário. Os boletos serão gerados na última semana de cada mês com prazo de vencimento de 20 dias a partir da emissão. O não pagamento ou atraso no pagamento por um período superior a 20 dias após o vencimento acarretará à perda do direito de uso do local por todo o grupo, até que o pagamento em atraso seja efetivado.

  8. Não oferecemos treinamento técnico para uso do microscópio EVOS ou do multileitor VARIOSKAN. Cada usuário deverá ter conhecimento prévio de operação dos dois equipamentos, caso necessite usar. Não há cobrança extra de taxas para o uso dos equipamentos. Cada usuário se responsabilizará pela operação de todos os equipamentos do local.

 

Materiais fornecidos pelo Laboratório-NB3-ICB:

EPIs necessários para acessar o NB3
• Materiais para descontaminação e destinação correta dos resíduos (sacos de
autoclave, c
ontainers rígidos, fita crepe, etc)
• equipamentos
• pipetas e pipetadores automáticos
caixas de papelão para armazenamento de amostras no  -80
gaiolas microisoladas para animais
 

Materiais fornecidos pelo próprio usuário:

todos os insumos de pesquisa (meios de cultura, plasticaria e todos os demais reagentes e materiais em geral)
estantes de tubos, tips (ponteiras)
maravalha, ração (incluindo sua autoclavação e preparação das gaiolas)

Equipe

Coordenador

Prof. Renato Santana de Aguiar

Departamento de Genética, Ecologia e Evolução

Sub-coordenador

Prof. Luis Henrique Franco

Departamento de Bioquímica e Imunologia

Técnica Responsável

Françoise Camila P. Santos de Souza