I Simpósio em Diversidade e Conservação de
Fungos em Matas Nebulares

O I Simpósio em Diversidade e Conservação de Fungos em Matas Nebulares” surge como um desdobramento das atividades dos grupos de pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular e Computacional de Fungos e MIND.Funga (MICOLAB) na busca por conhecer a Funga de um ecossistema megadiverso, repleto de endemismos e fortemente ameaçado, as matas nebulares. O principal objetivo do simpósio é demonstrar para os participantes a importância do estudo da Funga nesse ambiente. O evento tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores. Os palestrantes (nacionais e internacionais) apresentarão resultados e perspectivas de pesquisas desenvolvidas com fungos em Matas Nebulares ao redor do mundo, sob a ótica da biodiversidade, potencial de descoberta de novas espécies, ecologia e conservação.

Notícias

Notícias

SAIBA mais SOBRE  O SIMPÓSIO

Notícias

PRESS-RELEASE

PERDIDOS NO ESPAÇO: A COMUNIDADE MUTUALÍSTICA
DA KOMBUCHA É RESILIENTE EM AMBIENTES ESPACIAIS
E DE MARTE? A RESPOSTA É SIM!

Uma colaboração internacional composta por cientistas da Ucrânia, Índia, África do Sul, Alemanha e Brasil investigou o comportamento e a diversidade de espécies da Kombucha Mutualistic Community (KMC) cultivada na Estação Espacial Internacional em condições que simulam as mesmas de Marte. Para isso, o grupo de cientistas fez o sequenciamento do metagenome das amostras. Isso quer dizer que todo DNA presente nas amostras foi sequenciado. Depois de enviadas para o espaço, as amostras foram sequenciadas logo após a missão espacial e depois de 2 anos e meio depois da reativação. O time de cientistas observou que apesar da mudança nas comunidades bacterianas, de leveduras e virais nas amostras de kombucha em condições espaciais e de Marte, as espécies centrais da kombucha se mantiveram.

VEJA O PRESS-RELEASE COMPLETO

 

Laboratório de biologia molecular e computacional de fungos

Laboratório de Biologia Molecular e Computacional de Fungos (LBMCF) (Sala 158, Bloco J4, 4º  andar)

Gabinete Professor Dr. Aristóteles Góes Neto (Coordenador LBMCF) (Sala 53, Bloco J3, 3º  andar)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Departamento de Microbiologia (DMic)

 E-mails: arigoesneto@icb.ufmg.br / arigoesneto@pq.cnpq.br / arigoesneto@gmail.com | Telefone: +55 31 3409-3050

2016-2021 © LBMCF. All rights reserved.