Possui graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1984), graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é Professora Associada - nível 3 da Universidade Federal de Minas Gerais. Têm se dedicado ao desenvolvimento de projetos de Pesquisa associados a duas principais linhas de Pesquisas: (I) Mecanismos Patogenéticos da Doença de Chagas, que visa avaliar o papel do T. cruzi na patogênese e na distribuição regional das formas clínicas da doença de Chagas.
Essa linha está direcionada a dois objetivos centrais:
(1) Análise da variabilidade genética dos parasitas presentes em tecidos de pacientes chagásicos provenientes de regiões endêmicas para determinadas formas clínicas da doença.(ii) realizamos por meio das técnicas de PCR e Hibridização Molecular, a análise de tecidos obtidos de pacientes chagásicos crônicos portadores das formas clínicas cardíaca e digestiva (megaesôfago e megacólon chagásico) da doença, visando demonstrar a presença do T. cruzi nas amostras de tecidos (coração, esôfago, cólon e sangue) analisadas. (ii) estudamos a variabilidade genética de parasitas presentes em tecidos, por meio de técnicas moleculares como o LSSP-PCR (Low-stringency Single Specific Primer PCR) e RFLP?s, visando demonstrar a associação de sub-populações do T. cruzi associadas à mesma forma clínica da Doença de Chagas.
(2) Avaliação da Reação Inflamatória e Desenervação no Megacólon Chagásico; (i) por meio das técnicas de Imunohistoquímica e Microscopia Confocal à Laser, analisamos o padrão inflamatório e de desenervação de amostras de cólon obtidas de pacientes portadores de Megacólon e visamos verificar se a presença do parasita, detectado molecularmente em regiões distintas do órgão, está relacionada à patogênese das regiões avaliadas. (II) Correlação da Infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) e a Patogênese do Câncer Cervical e do Câncer de Cavidade Bucal. Essa linha de Pesquisa é direcionada a dois objetivos principais: (1) Avaliar, por meio de técnicas moleculares, se a presença do HPV e seus tipos está relacionada à progressão das Lesões Escamosas Intraepteliais (LEIs) ao Câncer cervical e à patogênese do Carcinoma bucal e determinar os tipos mais prevalentes do HPV em pacientes de Minas Gerais em um amplo trabalho de Epidemiologia Molecular. (i) por meio das técnicas de PCR, RFLP' s, LSSP-PCR (Low-stringency Single Specific Primer PCR) e Sequenciamento, realizamos em amostras de raspados cervicais ou biópsias (congeladas ou incluídas em parafina) a pesquisa do Papilomavírus Humano e tipos oncogênicos (16, 18, 31, 33, 35, 45, 52 e 58). (2) Por meio das técnicas de Imunohistoquímica e Microscopia Confocal à Laser Avaliar, avaliamos em biópsias cervicais e de cavidade bucal, a expressão de proteínas regulatórias do Ciclo Celular como P16 ink4 e Ki-67 e de oncoproteínas virais (Texto informado pelo autor).
Email:arvago@gmail.com