Laboratório de Apoio Didático de Embriologia (LADE)

HISTÓRIA DO LABORATÓRIO

PROJETO DE EXTENSÃO:

O Laboratório de Apoio Didático para Embriologia foi criado no final do 2.º semestre de 1999, como espaço físico destinado às atividades de reposição semestral e reparo do material de aulas práticas para as disciplinas de Embriologia do Departamento de Morfologia. Além disso, o Laboratório está integrado ao Projeto de Prestação de Serviço, aprovado pela Câmara Departamental, pelo CENEX e Congregação do ICB, intitulado: “Modelos em Gesso: Um recurso didático aplicado ao estudo da Embriologia.” Por meio deste projeto tem sido possível o repasse dos materiais didáticos utilizados na UFMG às Instituições de Ensino em todo o Brasil.

Modelos confeccionados em gesso constituem recursos didáticos importantes para aulas práticas nos cursos de graduação, envolvendo as disciplinas de Embriologia Geral e Embriologia Medical. Os alunos estudam as fases embrionárias memorizando as estruturas por meio de cores marcantes, acompanhando o destino das estruturas primordiais nas fases subsequentes.    

MODELOS TRIDIMENSIONAIS DE EMBRIOLOGIA: UMA PRODUÇÃO DIDÁTICA DO DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA:

O projeto foi idealizado para melhorar a qualidade do ensino de Embriologia, por meio da confecção de modelos tridimensionais
representativos das principais fases do desenvolvimento embrionário. Estes modelos têm sido usados em aulas práticas das disciplinas de Embriologia no âmbito da UFMG e em renomadas Instituições externas, que aderiram à metodologia.

Desde 1999 temos repassado nossos recursos didáticos para IES em todo o Brasil, contribuindo não somente para a formação discente, mas para a capacitação dos docentes, ministradores de disciplinas de Embriologia e Biologia do Desenvolvimento. Ao longo dosanos, os modelos vêm sendo atualizados, tornando-se mais didáticos e detalhados. Atualmente, as coleções produzidas no Departamento de Morfologia são referência nacional para aulas práticas de Embriologia. Um grande diferencial do projeto é ser exclusivamente desenvolvido por alunos, graduandos no Instituto de Ciências Biológicas em parceria com alunos da Escola de Belas Artes.

A experiência na elaboração de materiais didáticos é especialmente valiosa para alunos da licenciatura em Biologia. Por outro lado, estagiários de outros cursos têm a oportunidade de treinar suas habilidades em modelagem, escultura, pintura, edição de ilustrações, de vídeos, designer gráfico e animações gráficas. O projeto está aberto para quaisquer alunos da UFMG, atendendo às diretrizes da extensão em seus quesitos interdisciplinaridade e indissociabilidade com o ensino.

Além da produção dos modelos, o projeto possui um segundo braço de ação, denominado Circuito Dia da Vida, implementado em 2016, com intervenções em escolas públicas. Nesta ação, os modelos de Embriologia são utilizados em oficinas práticas com alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental, no intuito de demonstrar como se forma um embrião. Mas, o “Dia da Vida “iniciado com este objetivo, tomou uma dimensão social muito maior. Atualmente, abrange uma série de oficinas, jogos e estratégias didáticas, todas de caráter lúdico e imersivo, para a abordagem da sexualidade pré-adolescente, tratando especialmente dos riscos da precocidade sexual. Além dos modelos de Embriologia, o circuito trabalha uma peça de teatro apresentada aos pais dos alunos, além de dinâmicas, oficinas de dobraduras, oficinas de massinha de modelar, que viabilizam a transmissão de conhecimentos em uma exposição dialogada, em substituição às aulas teóricas puramente expositivas. O Circuito Dia da Vida é realizado fora das salas de aula, em pequenos grupos, sob a supervisão de um monitor da UFMG, previamente treinado. Todo o trabalho é realizado em parceria com os pais e professores. Os pais/familiares/responsáveis constituem também um público-alvo de nosso trabalho.

VENDA DE MODELOS

Descrição das peças/modelos disponíveis

CONTATO PARA COMPRAS:

 Instituições interessadas na aquisição dos modelos de Embriologia devem procurar o Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas ou FUNDEP (Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa), por meio dos seguintes contatos:

 Departamento de Morfologia:  Professora Gerluza Aparecida Borges Silva:

                        Fones: (31)  3409 2803; (31)  3499 2784

                        Fax: ( 31)  3409  2771

                        Celular: 9906-6019 e 9214-1936

                        gerluza@terra.com.br

 FUNDEP :       Denise Cristina Chaves Serpa

                        Fone: (31)  3409 3172

                        deniseserpa@fundep.ufmg.br

                        Jean Carlos Teles

                        Fone: (31)  3409 3171

                        jeanteles@fundep.ufmg.br

 PRAZO DE  ENTREGA:

 As coleções somente são confeccionadas somente sob encomenda. O prazo de entrega é variável de acordo com a demanda e disponibilidade do Laboratório de Apóio Didático de Embriologia. No caso de grandes encomendas (mais de 3 coleções) o período de entrega será estudado e convenientemente combinado com a Instituição.

 TRANSPORTE

 É de responsabilidade da Instituição adquirente. As coleções serão entregues no Departamento de Morfologia – Instituto de Ciências Biológicas.   

 DEMAIS INFORMAÇÕES – PREÇO, FORMA DE PAGAMENTO, CONTRATO

 Instituições interessadas podem solicitar à FUNDEP, o encaminhamento via e-mail ou  por fax,  da proposta de prestação de serviços (sem compromisso de compra), onde constam todas as demais informações para a aquisição dos kits de Embriologia.

O contrato é emitido somente após a aceitação da proposta de prestação de serviços. 

 ROTEIRO PARA AULAS PRÁTICAS: 

 Para o estudo dos modelos, o Departamento de Morfologia utiliza um roteiro teórico-prático, elaborado por professores das Disciplinas de Embriologia, o qual contém, além do conteúdo teórico da parte de Embriologia Geral, a descrição e a ilustração de cada modelo, para o desenvolvimento das aulas práticas. Os alunos trabalham individualmente neste roteiro, acompanhando o desenvolvimento das estruturas embrionárias pelas cores.

Opcionalmente, as Instituições interessadas podem adotar o mesmo roteiro, o qual deve ser encomendado diretamente com a autora, professora Vânia Lúcia Bicalho Cruz (Fone: 31- 34810330).

Contatos
                        Professora Gerluza A. B. Silva: (031) 3409-2784   ou (031) 3409-2803.