Sobre o Projeto:
O presente projeto foi criado para colocar em prática algumas das ações que já vinham sendo desenvolvidas em sala de aula, como por exemplo a criação de modelos anatômicos (com presença de patologias) pelos graduandos (Odontologia e Educação Física) e subsequente intervenção e distribuição gratuita em escola parceira, a fim de conscientizar os alunos sobre o autocuidado e benefícios de cuidar da própria saúde. Ademais, paródias sobre temas anatômicos também foram elaboradas pelos discentes, contribuindo para a sua aprendizagem significativa e auxiliando outros colegas de curso. Sabendo-se que a Universidade deve formar um profissional de saúde com perfil criativo, capaz de lidar com problemas do cotidiano, e que apresente um certo domínio tecnológico, no final de 2019 surgiu a necessidade de criação do Instagram do projeto, visando promover outra frente de atuação: a divulgação científica. Adicionalmente, devido a impossibilidade de realização de atividades presenciais com o advento da pandemia da COVID-19, houve uma readequação nas atividades, explorando ainda mais os benefícios das plataformas digitais (Instagram, Youtube e Telegram) para promover a divulgação de conteúdo anatômico de qualidade, fomentando o processo educativo de forma simples e clara.
Acredita-se que essa ação de extensão atenderá às normas da Resolução n° 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Dessa forma, acredita-se que o presente projeto atuará como uma importante ferramenta na formação de futuros profissionais, assim como de agentes multiplicadores do conhecimento anatômico na área da saúde em benefício da sociedade.
Assim Pretendemos:
– Produzir conteúdo para mídias sociais (videoaulas objetivas, quizzes sobre os sistemas orgânicos e anatomia aplicada à saúde) que sirva para o aprendizado e/ou revisão da anatomia para os graduandos e até mesmo profissionais da saúde;
– Produzir posts diversos para o Instagram (resumos de Anatomia Humana; resumos de artigos científicos relevantes, com informações adicionais para o cuidado da saúde geral e bucal, posts de datas comemorativas na área da saúde, além de posts que associem a anatomia e campanhas de conscientização para o autocuidado);
– Realizar lives com o enfoque na anatomia aplicada às diversas áreas da saúde;
– Instituir e manter ativa a interação dialógica entre a equipe do projeto, público-alvo (graduandos, pós-graduandos e profissionais da saúde) e sociedade;
– Formar e capacitar os discentes, membros do projeto, a partir do desenvolvimento de novas habilidades por meio do trabalho colaborativo e da participação na construção de uma educação inovadora e diferenciada.
– Divulgar paródias elaboradas pelos graduandos, que facilitem o aprendizado e transmitam o conhecimento de forma adequada, simples e criativa para a sociedade (intra e extra-muros UFMG);
– Disponibilizar modelos anatômicos humanos/jogos, produzidos pelos discentes, para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte, durante intervenções que estimulem o cuidado com a saúde.
– Permitir adequada formação em extensão universitária.
Redes Sociais:
O perfil @menteanatomica no Instagram foi criado para compartilhamento do conhecimento científico na área de Anatomia Humana de modo apropriado, dinâmico e interessante. A equipe multidisciplinar (professores de anatomia, -graduandos de diferentes cursos de saúde da UFMG, pós-graduandos e profissionais) produz o material com uma abordagem adequada para o público-alvo (escolares do ensino fundamental e médio, graduandos de instituições públicas e privadas, profissionais da área da saúde e indivíduos que se interessem pelos temas).
Quadros como: – Perspectiva Anatômica com o uso autorizado (Câmara Departamental) de imagens de peças anatômicas do acervo do ICB/UFMG; elaboração de quizzes abordando aspectos de sistemas orgânicos e divulgação posterior de vídeo curto contendo a explicação; – Anatomia em Cena propondo uma interface cultura e anatomia; -Videoaulas claras e objetivas no Youtube e artigos científicos de interesse na área disponibilizados no canal do Telegram.
Dentre outras atividades, são elaborados posts informativos sobre a Anatomia Humana; resumos de artigos científicos de relevância para a formação profissional, bem como para despertar os cuidados em relação à saúde do indivíduo, por meio de posts de datas comemorativas ou dias de conscientização; -Elaboração de Reels com peças anatômicas (1min) para dicas e explicação de dúvidas com aplicabilidade na área da saúde. Grupos de graduandos (Odontologia e Educação Física), sob orientação da coordenação (professores de Anatomia Humana para os cursos citados), com o retorno presencial, estão produzindo modelos anatômicos em material acessível, jogos e paródias que retratem a Anatomia Humana dos sistemas orgânicos e aplicada às áreas da saúde.
Dessa forma, os modelos já confeccionados foram distribuídos gratuitamente durante visita em uma de nossas escolas parceiras, com linguagem adequada ao público-alvo, auxiliando os escolares no reconhecimento de seu próprio corpo, na determinação de hábitos saudáveis e na prevenção de doenças. A equipe se responsabilizará com a divulgação da ação mediante a: -participação em eventos de extensão local (Encontro de Extensão da UFMG) e nacionais/internacionais; -publicação de artigo científico na área.
Os verdadeiros fãs de tudo relacionado a cassinos podem experimentar jogar nos jogos casino online grátis mais fascinantes e gratuitos nos melhores cassinos online do Brasil! Dezenas de caça-níquéis gratuitas com bônus e alto RTP estão disponíveis para você 24 horas por dia, 7 dias por semana! Então, fique à vontade para mergulhar no novo mundo das máquinas caça-níquéis grátis!