Infraestrutura

Os laboratórios de pesquisa da UFMG vinculados à área de concentração Inovação Biofarmacêutica e Tecnológica se destacam pelo seu nível de excelência, tanto na área de ensaios pré-clínicos, quanto na área de fármacos e formulações farmacêuticas, principalmente aquelas envolvendo ferramentas da Nanotecnologia.

Esses laboratórios incluem o de Química de Inclusão e Encapsulamento Molecular (Depto. de Química, ICEX), o de Biofísica de Sistemas Nanoestruturados (Depto. Fisiologia e Biofísica, ICB), o de Tecnologia Farmacêutica (Fac. Farmácia), o de Microbiologia e Biomateriais, (Depto. Odontologia Restauradora, Fac. Odontologia), o de Hipertensão (Depto. Fisiologia e Biofisica, ICB), o de Venenos e Toxinas Animais (Depto. de Bioquímica e Imunologia, ICB), o de Biologia Molecular de Produtos Naturais (Depto. de Bioquímica e Imunologia, ICB), o de Biotecnologia e Marcadores Moleculares (Depto. de Biologia Geral, ICB), de Ecologia Química de Insetos Vetores (Depto. de Parasitologia, ICB), o de Substâncias Antitumorais (Depto. de Farmacologia, ICB) e o de Toxicologia (Depto de Análises Clínicas e Toxicológicas, Fac, Farmácia). Esses grupos de pesquisa contam também com a infraestrutura multiusuária do ICB, incluindo biotérios de experimentação animal, o Núcleo de Fisiologia Genômica e o Núcleo de Estudos de Estrutura e Função de Biomoléculas.

A área de Gestão de Inovação e Empreendedorismo conta com a infraestrutura de grupos de pesquisa de destacada atuação, nos laboratórios de Transferência de Conhecimento e Competências e de Ergonomia e Organização do Trabalho (DEP/Esc, Engenharia), no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional e no Cepead (Fac. Ciências Econômicas), no Departamento de Direito Público (Fac Direito) e no Núcleo de Inovação Tecnológica.