Notícias

Alunos vinculados as pós-graduações da UFMG voltadas para inovação tecnológica tem startup selecionada no Mining Lab pela Votorantim Metais

sexta-feira, 07 de abril de 2017, às 15:45

O Mining Lab (http://www.mininglab.com.br) é uma iniciativa em “open innovation” oferecida pela parceria da Votorantim Metais com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e da aceleradora de startups Techmall. Foram selecionados 20 projetos/startups, entre 115 inscritas, que atuassem nas áreas de energia renovável e nanotecnologia para um programa de imersão. Dentre as selecionadas, estava a BChem Solutions (www.bchem.com.br), detentora de tecnologia capaz de produzir biodiesel através de óleos de baixa qualidade, como óleos residuais de cozinha.

Os alunos de pós-graduação da UFMG Arthur Silva (Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica) e Priscila Souza (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual), graduados em Química Tecnológica pela UFMG, junto de Alex Brasil, fundador da startup e professor da faculdade de Itaúna e André Brasil advogado e especialista em propriedade intelectual, sob orientação do professor Rochel Lago do Departamento de Química, compunham a equipe BChem Solutions selecionada para participar do programa Mining Lab.

Os projetos/startups participaram durante 3 semanas de workshops de inovação e empreendedorismo, além de palestras sobre os processos da Votorantim Metais na sede do TechMall. Após a imersão, as startups apresentaram, no DemoDay, projetos voltados especificamente para a Votorantim Metais, que foram avaliados pelos responsáveis dos setores na empresa, investidores e membros do TechMall, através de um business case e pitch. Até 10 startups receberiam investimentos para darem início aos seus projetos e se tornarem fornecedores de seus serviços para a Votorantim Metais.

A BChem Solutions ofereceu um serviço de produção de biodiesel para a frota de caminhões da Votorantim Metais com aplicação social nas cidades próximas às minas de zinco, através da coleta de óleo e conscientização ambiental. Com essa proposta, ela foi selecionada para se tornar um parceiro da Votorantim Metais, com o início de implementação do projeto já em abril de 2017.