Serviços diversos

  • Acerto de matrícula

     

    O acerto de matrícula poderá ser solicitado por quem realizou a matrícula online e deseja realizar alterações, observando o prazo estabelecido pelo calendário acadêmico da UFMG.

    O formulário abaixo deverá ser assinado pelo(a) solicitante e pelo(a) orientador(a). Inserir, no campo observação, quais disciplinas serão incluídas e quais serão excluídas.

     

    Formulário para acerto de matrícula.pdf

  • Trancamento do curso

     

    O trancamento total acarreta a suspensão de todas as atividades acadêmicas do(a) solicitante. O trancamento pode ser requerido para o semestre em curso, após a efetivação da matrícula, de acordo com o prazo estabelecido no calendário acadêmico da UFMG. Os períodos em que o(a) aluno(a) estiver com trancamento total de matrícula não serão computados para efeito de tempo de integralização.

    O formulário abaixo deverá ser assinado pelo(a) solicitante e pelo(a) orientador(a).

     

    Formulário para trancamento total.pdf

  • Trancamento de disciplina

     

    O que é? Suspensão da matricula em uma ou mais disciplinas, respeitado o limite mínimo de créditos.

    O trancamento parcial é disciplinado pelo artigo 45 do Regimento Geral da UFMG, que assim dispõe:Art. 45 - Observadas as disposições das Normas Gerais de Graduação, será permitido, a requerimento do aluno, durante a realização do curso, o trancamento de matrícula. III - parcial, duas vezes em cada disciplina, uma sem e outra com justificativa, a juízo do Colegiado de Curso.

    O prazo para trancamento é determinado pelo calendário acadêmico vigente no semestre letivo. O formulário de solicitação deverá ser assinado pelo(a) discente e pelo(a) orientador(a).

     

    Formulário para trancamento parcial de matrícula.pdf

  • Submissão de defesa

     

    Para marcação da defesa, é necessário integralizar, no mínimo, 25 créditos e ter sido aprovado(a) em todas as disciplinas obrigatórias. Após o atendimento de tais exigências, o(a) discente deverá preencher o formulário abaixo e entregá-lo à secretaria do curso, trinta dias antes da data da defesa.

    Cabe ao discente, após aval do(a) orientador(a), convidar os membros da Comissão Examinadora, que deverá ser composta, no mínimo, pelo(a) Orientador(a), 2 (dois) membros titulares e 1 (um) membro suplente, todos portadores do Grau de Doutor. Ressalta-se: o formulário só deve ser entregue à secretaria, após aceito o convite pelos membros da Comissão Examinadora.

     

    Formulário para marcação de defesa.pdf