Sobre o Curso


Deborah Soldati_louva-a-deus_A

A pós-graduação em Zoologia da UFMG, recomendada com conceito 5 pela CAPES, iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2011. O programa oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Zoologia, com ênfase em sistemática zoológica e áreas correlatas. Os profissionais formados nesses cursos são habilitados a atuar em pesquisa científica e ensino nas áreas de zoologia, sistemática, biogeografia, dentre outras.

As atividades de pesquisa da PGZoo estão organizadas em uma única área de concentração, Sistemática e Diversidade, que expressa a importância central da sistemática biológica como organizadora da informação científica acerca da biodiversidade, assim como sua integração com outras áreas de estudo. Os docentes do Programa estão capacitados a orientar estudantes dentro de suas áreas de especialidade, organizadas em duas linhas de pesquisa:

1) Sistemática e biogeografia.

2) História natural e biologia evolutiva.

O ingresso de novos estudantes ocorre principalmente através de processo seletivo, divulgado através de editais. Para obtenção do título de Mestre ou Doutor em Zoologia, os estudantes devem cumprir uma série de atividades, incluindo disciplinas obrigatórias e optativas, exame de qualificação (para o Doutorado) e concluir um projeto de pesquisa científica na forma de uma Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, sob orientação de um docente do Programa.

O Programa é administrado por um Colegiado composto pelo Coordenador e Subcoordenador, três docentes permanentes e um representante discente. O Colegiado tem como atribuição manter o funcionamento do Programa, propondo normas para docentes e discentes e garantindo o seu cumprimento.

Mais informações sobre o funcionamento do Programa estão disponíveis por consulta à secretaria e coordenação.

Pagina da pós-graduação em Zoologia da UFMG