NORMAS DE USO

TABELA DE PREÇOS - 2023

Normas de uso

O Laboratório de Genômica do ICB é um órgão complementar vinculado ao ICB-UFMG.

 

O horário de funcionamento do Laboratório de Genômica é de 8:30 às 16:30 aos dias úteis. O Laboratório presta serviços a todos os interessados, desde usuários da comunidade científica, até da indústria e de setor de serviços. A prioridade de uso é dos usuários vinculados à UFMG.

Os interessados deverão preencher o Formulário de entrada, fornecendo dados de identificação e contato do responsável e especificando no maior nível de detalhes possível a demanda e necessidade de serviço. Caso a demanda se adeque ao que o Laboratório oferece de serviço, será retornado o contato com instruções posteriores.

Os usuários deverão enquadrar a demanda em uma das categorias de prestação de serviços oferecidas pelo Laboratório de Genômica:

  1. Realização de sequenciamento ou fragmentação de biomoléculas
  2. Consultoria em projetos e execução de protocolos de bancada

Independente da natureza do serviço, os equipamentos do Laboratório só podem ser manuseados pelo técnico responsável. 

Normas específicas para os serviços de sequenciamento ou fragmentação de biomoléculas:

  • Durante o preenchimento do formulário de entrada, o usuário deverá especificar os detalhes do uso dos equipamentos, tais como tempo total de uso, numero de corridas de sequenciamento e/ou numero de amostras a serem sonicadas.
  • O usuário deverá fornecer todas as informações necessárias à execução do serviço (tais como: ajustes do sonicador, especificações das corridas de sequenciamento a serem executadas, etc.), caso contrário o serviço não poderá ser executado.
  • O usuário se declara ciente de que a falta de quaisquer informações poderá ensejar na perda de reagentes ou amostras, caso a informação não seja suprida a tempo, caso em que o Laboratório não se responsabiliza pelo ocorrido. Nesse sentido, o Laboratório sugere que todo o processo seja acompanhado por um representante.
  • A amostra ou grupos de amostras devem ser entregues em tubos do tipo Eppendorf de volume adequado acondicionadas em gelo, na concentração adequada ao serviço (sequenciamento ou sonicação) de interesse. 
  • No momento do agendamento de utilização da plataforma de sequenciamento ou equipamento de interesse, o usuário deverá declarar que está ciente de que a responsabilidade da aferição correta das concentrações do material a ser sequenciado ou sonicado é única e exclusiva do usuário.
  • Os reagentes para o sequenciamento podem ser entregues pelo usuário, caso em que apenas a taxa de uso do equipamento será cobrada, ou poderá ser adquirido pelo Laboratório de Genômica mediante pagamento dos custos calculados previamente. Em ambos os casos, o serviço só será executado após o recebimento de todos os reagentes pelo Laboratório de Genômica.
  • No caso do sequenciador Illumina-MiSeq, o usuário deverá fornecer por e-mail os arquivos de corrida devidamente preenchidos com as especificações da corrida, lista de amostras e identificadores. O Laboratório não se responsabiliza por arquivos de especificações de sequenciamento que estejam preenchidos incorretamente e que não sejam aceitos pelos sistemas. Nesse caso o usuário deverá estar ciente da necessidade de mais horas de serviço para quaisquer ajustes que se façam necessários.
  • No caso do sequenciador Ion-PGM, o usuário deverá fornecer todas as informações necessárias para a configuração adequada do Ion Server. O Laboratório não se responsabiliza por arquivos de especificações de sequenciamento que estejam preenchidos incorretamente e que não sejam aceitos pelos sistemas. Nesse caso o usuário deverá estar ciente da necessidade de mais horas de serviço para quaisquer ajustes que se façam necessários.
  • No caso da necessidade de utilização do sistema de PCR em emulsão e do sistema de enriquecimento da plataforma Ion-PGM, o usuário deverá submeter demanda de serviço do tipo “Consultoria em projetos e execução de protocolos de bancada”, dado que o processo requer procedimentos de bancada.
  • Os dados de sequenciamento serão entregues em formato .fastq mediante cópia para um dispositivo pen-drive disponibilizado pelo usuário. 
  • O Laboratório não se responsabiliza em repassar os dados  de sequenciamento caso o pendrive seja de capacidade inferior a necessária.
  • Os dados da corrida serão deletados do sistema após 7 dias sem condição de recuperação.
  • Os tubos entregues para sonicação serão armazenados a 4oC durante 1 dia útil até a entrega ao usuário. Caso o usuário não colete as amostras em até 1 dia útil, as mesmas poderão ser descartadas. 
  • O cancelamento do uso já agendado não implicará na devolução de qualquer quantia que já esteja paga e não garante ao usuário que nova data será agendada, sendo dependente da disponibilidade do Laboratório.

A perda da amostra, a falha do sequenciamento ou da sonicação que tenha ocorrido por motivos alheios ao Laboratório, tais como aferição incorreta da concentração da amostra, acondicionamento incorreto da amostra até sua entrega ao Laboratório de Genômica, não utilização de controle de sequenciamento, uso de reagentes com prazo de validade expirado, dentre outros, não será responsabilidade do Laboratório e não acarretará em qualquer tipo de contrapartida ou reembolso dos custos despendidos.

Normas específicas para os serviços de natureza de consultoria em projetos e execução de protocolos de bancada

Durante o preenchimento do formulário de entrada, o usuário deverá detalhar ao máximo as características do projeto e especificar com clareza quais são as necessidades a serem atendidas pelo Laboratório de Genômica.

Caso o projeto apresente etapa(s) que esteja(m) dentro do portfólio de serviços oferecidos pelo Laboratório, serão agendados encontros para a delimitação do escopo do serviço a ser prestado, a fim de que seja formulada proposta específica de prestação de serviço, adequada à demanda.

Será enviada proposta com a especificação das etapas a serem executadas, das horas técnicas estimadas de trabalho, bem como das horas excedentes caso necessário. A proposta incluirá o custo estimado do serviço e poderá incluir os custos dos reagentes necessários se previamente acordado com o usuário.

Todas as etapas de execução de quaisquer tipos de protocolos serão realizadas no laboratório do usuário ou em outro laboratório mediante acordo prévio entre as partes.

Caso o projeto não seja finalizado de acordo com o cronograma pré-definido, o usuário se declara ciente de que a continuidade do serviço é dependente da demanda de serviços do Laboratório, sendo que um novo cronograma poderá ser estabelecido, caso seja interesse do usuário e respeitando a disponibilidade de agenda do Laboratório.

O cancelamento do uso já agendado não implicará na devolução de qualquer quantia que já esteja paga e não garante ao usuário que nova data será agendada, sendo dependente da disponibilidade do Laboratório.

A perda da amostra, a falha do sequenciamento ou da sonicação que tenha ocorrido por motivos alheios ao Laboratório, tais como aferição incorreta da concentração da amostra, acondicionamento incorreto da amostra, não utilização de controle de sequenciamento, uso de reagentes com prazo de validade expirado, dentre outros, não será responsabilidade do Laboratório e não acarretará em qualquer tipo de contrapartida ou reembolso dos custos despendidos.

Nossos equipamentos

O centro conta com os seguintes equipamentos:

MiSeq-Illumina

É um sequenciador de nova geração baseado na técnica de sequenciamento massivo em paralelo por leitura de fluorófilos durante a síntese da fita complementar.

Ion-PGM

É um sequenciador de nova geração baseado na técnica de sequenciamento massivo em paralelo por leitura de pH durante a incorporação de bases na síntese da fita complementar.

Bioruptor-Diagenode

É utilizado para a fragmentação de ácidos nucléicos e ou complexos biológicos como cromatina, ligações entre proteínas, complexos DNA-proteína, dentre outros.

Equipe

Coordenador

Prof. Luiz Del-Bem
Instituto de Ciências Biológicas / UFMG

Departamento de Botânica
Período: 01/01/2020 – 

 

 

Sub-coordenador

Técnico responsável

PhD. Rennan Garcias Moreira

Instituto de Ciências Biológicas / UFMG
Período: 16/09/2011