Sediado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, o INCT Leveduras foi implementado em 22 de dezembro de 2022 a partir da chamada nº 58/2022 do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.
MISSÃO
linha do
tempo
12/12/2023 – Lançamento da Página no Linkedin
12/12/2023 – 1000 seguidores no Instagram
23/10/2023 – Primeira reunião geral oficial
19/09/2023 – Descoberta de 4 novas leveduras
17/05/2023 – Primeira saída a campo
15/05/2023 – Lançamento do perfil no Instagram
07/04/2023 – Primeiro artigo publicado
02/01/2023 – Início das atividades
REDE DE
PESQUISA
O INCT Leveduras tem à frente os professores Carlos Rosa, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, e Andreas Gombert, da Escola de Engenharia da Unicamp. Eles fazem o gerenciamento geral do projeto, avaliando o progresso de cada etapa e de cada grupo de pesquisa por meio de encontros e indicadores de qualidade.
Responsável pela gestão financeira, o Comitê Gestor estabelece o cronograma orçamentário, que inclui as despesas com capital e custeio, a partir do cronograma de execução dos objetivos.
Junto com a Coordenação, compõem o Comitê Gestor os seguintes cientistas:
Boris U.Stambuk – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Luciano G. Fietto – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Marco A. Z. Ayub – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FRGS)
Melissa F. Landell – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Silvio S. da Silva – Universidade de São Paulo (USP)
O INCT Leveduras possui diversos laboratórios associados, unindo pesquisadores de oito estados brasileiros: MG, SP, RS, SC, TO, AL, BA e AM.
O INCT Leveduras trabalha em interação com grupos de excelência de países líderes na pesquisa sobre leveduras. O objetivo é colaborar no aumento da produção científica e na mobilidade de pesquisadores formados ou em formação. Entre nossos colaboradores estão: Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), Universidad Autónoma de Coahuila (México), Universidad Católica de Santa María (Peru), Universidad de Murcia (Espanha), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), University of Western Ontario (Canadá), University of Wisconsin-Madison (EUA).
NÚCLEOS DE
PESQUISA
Núcleo de estudos da biodiversidade de leveduras
É aqui onde tudo começa! O núcleo 1, coordenado pelos professores Carlos Rosa e Melissa Landell, tem por objetivo caracterizar e descrever a diversidade de leveduras em ecossistemas brasileiros, além de realizar estudos genômicos, fisiológicos e biotecnológicos.
Núcleo para caracterização genética e fisiológica
Núcleo de ômicas e bioinformática
Núcleo de inovações biotecnológicas
Onde a “magia” acontece! O núcleo 4 é coordenado pelos professores Silvio Silvério da Silva e Marco Antônio Ayub e tem como objetivo desenvolver a Tecnologia de Bioprocessos, isto é, levar as linhagens de leveduras isoladas pelo Núcleo 1 do nosso INCT aos biorreatores. Isso mesmo! Em nossos laboratórios, as leveduras são investigadas quanto às suas capacidades de produzirem biomoléculas com potencial de aplicação na sociedade, seja como insumos para a indústria, tais como bioetanol, enzimas, proteínas funcionais, entre outras, seja como potenciais novos medicamentos. É neste núcleo que desenvolvemos a etapa intermediária entre a bancada acadêmica e a planta industrial.
instituições associadas
PARCEIROS