Encontro Nacional sobre Leveduras reunirá especialistas na UFMG
Programação contempla avanços científicos sobre biodiversidade, preservação e inovações biotecnológicas
Pesquisadores que buscam inovações biotecnológicas a partir do uso de leveduras, como produção de combustíveis menos nocivos ao meio ambiente ou produtos para descontaminação de solo, além de medicamentos e alimentos alternativos, vão se reunir na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 26 e 27 de maio. Vindos de vários estados do Brasil, eles vão compartilhar os últimos avanços científicos de suas áreas de pesquisa durante o ENCONTRO NACIONAL SOBRE LEVEDURAS. O evento, gratuito, está com inscrições abertas para participação on-line pela plataforma Sympla: sympla.com.br

Organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (www.inctleveduras.org), com sede no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB UFMG), o ENLEVE terá a participação de um dos maiores especialistas em leveduras do mundo, o biólogo e doutor em microbiologia Marc-André Lachance, professor emérito da University of Western Ontario, Canadá.
A programação inclui palestras, mesas redondas, oficinas e degustação de cervejas científicas produzidas com leveduras da biodiversidade brasileira que vêm sendo testadas também para enriquecimento de proteína para consumo humano, recuperação de áreas degradadas e fabricação de cosméticos, entre outras bioinovações de interesse para a sociedade.
Haverá, ainda, apresentação e premiação de pesquisas de mestrado e doutorado produzidas por estudantes das principais universidades brasileiras.
A PROGRAMAÇÃO completa de atividades está disponível em https://encurtador.com.br/bfOSW Outras informações estão sendo compartilhadas na página do evento (https://l1nq.com/ucIcO) e pelo perfil do INCT Leveduras no Instagram: @inctleveduras.
LEVEDURAS
As leveduras são fungos, geralmente, de uma célula só. Podem ser encontradas no solo, na água, em animais e plantas podres, e até no corpo humano. Elas têm uma alta capacidade de se multiplicar com rapidez e conseguem transformar facilmente açúcar em álcool. Assim, podem ser usadas na fabricação de bebidas como a cerveja e, também, de combustíveis menos nocivos para o meio ambiente, como o etanol de segunda geração. Por sua alta concentração de nutrientes valiosos para a saúde das pessoas, como as proteínas, as leveduras são consideras um superalimento. Apesar de existirem em grande variedade na natureza e oferecerem um grande potencial para produção de riqueza para a sociedade, são ainda pouco conhecidas e pouco exploradas pelo ser humano.
MARC-ANDRÉ LACHANCE
Professor emérito e adjunto de pesquisa do Departamento de Biologia da University of Western Ontario, no Canadá. Estuda a evolução, biogeografia, biodiversidade e sistemática de leveduras ascomicetas. Seus objetivos de longo prazo têm sido documentar a biodiversidade de leveduras em habitats naturais na interface de insetos e plantas, o processo de formação de espécies na natureza e as causas subjacentes da distribuição global de leveduras.
INCT LEVEDURAS
Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o INCT Leveduras inclui pesquisadores de mais de dez regiões do Brasil e tem como principal objetivo gerar conhecimento sobre as leveduras da biodiversidade brasileira e, a partir do estudo desses microrganismos, promover inovações biotecnológicas consideradas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Criado em 2008, INCT é um dos mais importantes programas de fomento a projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos do país, mantido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
SERVIÇO
Encontro Nacional sobre Leveduras
Organização: INCT Leveduras
Data: 26 e 27 de maio de 2025
Horário: 9h
Local: Auditório B107 – Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3) – UFMG Campus Pampulha – Belo Horizonte/MG
Participação on-line aberta e gratuita pelo canal do INCT Leveduras no Youtube: https://www.youtube.com/@INCTLeveduras
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Glória Regina Franco – http://lattes.cnpq.br/7543542253155919
Bióloga – Coordenadora do Núcleo de ômicas e Bioinformática do INCT Leveduras e professora do Departamento de Genética Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Assessoria de Imprensa
Dayse Lacerda: (31)988833476 – dayse_lacerda@yahoo.com.br
Jornalista de Ciência e Assessora de Comunicação Institucional e Divulgação Científica do INCT Leveduras. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq https://www.linkedin.com/in/dayse-lacerda-40b60131/