Biochronos

Monitoramento da Degradação Oculta, Biodiversidade, Funções e Serviços Ecossistêmicos na Interface Terra-Água do Rio Doce

Sobre o Projeto

O Biochronos é um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade da UFMG, em parceria com diversas instituições, que tem como objetivo avaliar e monitorar espaço-temporalmente, através de metodologias sólidas e inovadoras, a evolução da paisagem, a saúde ambiental e os processos ecológicos que conduzem ao aumento da biodiversidade e funcionamento das áreas afetadas pelo rejeito da Barragem de Fundão em Mariana – MG, que se rompeu em 2015. 

A restauração ecológica da bacia do rio Doce visa aumentar a biodiversidade e interações ecológicas que conduzam à integração da paisagem e funcionamento ecossistêmico, sendo o maior objetivo quando a questão é a sustentabilidade e o retorno da produção de serviços ecossistêmicos de relevância para a sociedade. O projeto Biochronos apresenta-se embasado no forte conhecimento científico para gerar ações fundamentais para o desenvolvimento do know-how necessário para propor medidas sustentáveis na restauração ambiental da bacia. Através de tecnologias científicas de última geração, estabeleceremos e descreveremos o funcionamento dos ecossistemas de referência em todos os níveis ecológicos e de sensoriamento remoto, para entender as pressões às quais estas formações naturais foram forjadas e mantidas.

Através de indicadores biológicos facilmente identificáveis, fáceis de medir e de baixo custo faremos um monitoramento preciso e minucioso do retorno dos processos que mantêm o ecossistema alvo, incluindo desde as degradações ocultas aos sensores do sensoriamento remoto. O estudo ganha escala com avaliações locais da paisagem, conectividade e integração ecológica entre as áreas naturais e em processo de recuperação. Os detalhes serão provenientes da aplicação de técnicas moleculares de última geração, como DNA ambiental (metabarcoding), da ecofisiologia e atributos funcionais e químicos das espécies que fornecem o sustento para a estabilidade ecossistêmica, e até mesmo daquelas espécies que operam de forma contrária, como as espécies invasoras. As leituras das situações ambientais prevalentes nas áreas de referência ou impactadas não escaparão aos pesquisadores experientes e novas ferramentas utilizadas, fornecendo assim as bases para sínteses sólidas sobre a situação atual, geração de modelos e a proposição de alternativas para o retorno da biodiversidade e produção de serviços ecossistêmicos em toda a bacia do rio Doce.

Meta

Aplicação dos resultados das pesquisas e estudos do Projeto em ações concretas e duradouras que possam mitigar os efeitos dos impactos e auxiliar nas estratégias de recuperação, conservação e sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas afetados após o rompimento da barragem de Fundão, Mariana – MG.

Atuação

O Biochronos atua em diferentes níveis ecológicos, desde solo, fungos micorrízicos, espécies vegetais até a macrofauna (Polinizadores, herbívoros, detritívoros, decompositores e predadores); fazendo uso de técnicas de última geração como o DNA ambiental (Metabarcoding), sensoriamento remoto, geoprocessamento, entre outros, para obtenção dos melhores resultados.