Carregando.....

Pesquisa

Caracterização do papel da Pentraxina 3 na infecção por SARS-CoV-2

A Pentraxina 3 (PTX3) é uma proteína inflamatória de fase aguda, da mesma família da proteína C reativa (CRP), com ação biológica relacionada à regulação da resposta imune inata e inflamação. Em infecções virais pelo coronavírus MHV-1, que causa em camundongos lesão pulmonar similar à SARS, PTX3 diminuiu a lesão, o recrutamento de neutrófilos e de mediadores inflamatórios no pulmão, e acelerou o clearance viral. PTX3 é produzida por células importantes para defesa do organismo como células dendríticas, macrófagos e neutrófilos. Sabendo-se que a COVID-19, doença altamente contagiosa com desfechos clínicos graves e cuja fisiopatologia ainda é pouco conhecida, apresenta como característica principal uma inflamação exacerbada, fica evidente a relevância de se caracterizar o papel de PTX3 nesta doença. O objetivo deste estudo é caracterizar o papel da PTX3 na infecção por SARS-CoV-2 usando abordagens in silico, in vitro e in vivo.

Flávia Santiago, Projeto de Doutorado

Flávia Santiago é Farmacêutica graduada pela UFMG, desenvolveu seu projeto de Mestrado no LINC e, agora, está desenvolvendo seu projeto de Doutorado, ambos sob orientação da Profa. Dra. Adriana Abalen.

Papel da bactéria lática Weissella paramesenteroides WpK4 na regulação da resposta inflamatória em modelos de infecção por SARS-CoV-2

A bactéria lática Weissella paramesenteroides WpK4 foi recentemente isolada da cavidade nasal de leitões saudáveis. Estudos realizados in vivo mostraram que a administração da bactéria WpK4 reduziu a translocação bacteriana, e atenuou a inflamação causada pela infecção com Salmonella enterica sorovar Typhimurium e foi capaz de conferir proteção e restauração da homeostase da mucosa intestinal em modelos de giardíase e de amebíase. Além disso, em modelos de inflamação asséptica (colite induzida por DSS e mucosite induzida por quimioterápico) a regulação negativa de citocinas pró-inflamatórias e aumento de expressão de mediadores de reparo tecidual foi observada.

Nossa hipótese é a de que a bactéria lática WpK4 pode promover diminuição dos níveis de citocinas pró-inflamatórias, aumentar a expressão de marcadores anti-inflamatórios e retardar a progressão e severidade da COVID-19, uma doença onde a severidade está relacionada a uma resposta inflamatória exacerbada do hospedeiro infectado pelo vírus Sras-Cov-2. Nossa proposta é investigar o papel da bactéria probiótica Weissella paramesenteroides WpK4 na regulação da resposta imune em análises in vitro e in vivo, em modelos de infecção por SARS-CoV-2. Utilizaremos nos estudos linhagens celulares humanas que serão infectadas por pseudovírus recombinantes que expressam a proteína Spike de SARS-CoV-2 (PRSSARS-CoV-2) e que mimetizam, portanto, os mecanismos de entrada, multiplicação e ativação do sistema imune por SARS-CoV-2.

Valéria Nayara, Projeto de Doutorado

Valéria Nayara é bióloga, graduada pela UFMG e desenvolve atualmente seu projeto de doutorado no LINC, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Abalen

Pentraxina 3: avaliação da sua atividade biológica sobre células neoplásicas e capacidade de potencializar os efeitos antitumorais das beta-glucanas

O objetivo da pesquisa é avaliar o efeito da proteína recombinante PTX3, combinado ou não à Beta- glucanas sobre células humanas provenientes de tumores de mama, cólon e melanoma cultivadas in vitro bem como no tratamento in vivo de tumores de mama e melanoma experimentalmente induzidos em camundongos. A hipótese da proposta é a de que a associação entre Ptx3 e ?-glucanas potencializa a ação antitumoral das duas moléculas por resultar numa somatória de efeitos não redundantes e complementares. Ptx3 agiria não só inibindo a angiogênese e proliferação celular FGF-dependentes como também opsonizando as ?-glucanas nas células de forma a aumentar suas concentrações no contexto dos receptores, modulando positivamente os receptores para ?-glucanas, TLR 6 e Dectina-1 e os níveis de receptores envolvidos na fagocitose, além de promover um aumento da deposição de iC3b. A estes efeitos seriam somados os resultantes da ação biológica das ?-glucanas de promover o priming do receptor CR3 para a resposta citotóxica contra as células tumorais opsonizadas por iC3b, a promoção da secreção de citocinas como TNF e IFNgamma pelas células NK que levam à ativação de macrófagos associados aos tumores.

Ana Carolina Rodrigues, Projeto de Doutorado

Ana Carolina Rodrigues é bióloga, graduada pela Fundação Universidade de Itaúna e desenvolve atualmente seu projeto de doutorado sob orientação da Profa. Dra. Adriana Abalen

Avaliação da concentração plasmática de Pentraxina 3 e Fator de Crescimento do Fibroblasto 2 em gestantes com pré-eclâmpsia

A pré-eclâmpsia (PE) é uma doença multifatorial sistêmica que ocorre somente durante a gestação, em mulheres normotensas, acompanhada de uma ou mais das seguintes condições: proteinúria, trombocitopenia, insuficiência renal, função hepática prejudicada, edema pulmonar e sintomas cerebrais ou visuais. A PE afeta 5 ? 10% das mulheres grávidas no mundo todo.Os estudos envolvendo a proteína PTX3 e PE até a presente data exploram as funções inflamatórias e a relação de PTX3 com disfunção endotelial característica da PE. No entanto, PTX3 e seu envolvimento no desbalanço do processo angiogênico característico da PE ainda precisa ser melhor estabelecido. Sabe-se que PTX3 se liga à FGF2, um fator pró-angiogênico, com alta especificidade, inibindo a angiogênese dependente da ligação FGF/FGFR e que a angiogênese é um processo fundamental no desenvolvimento embrionário e na fisiopatologia da PE. Tendo em vista que os mecanismos fisiopatológicos que levam ao desenvolvimento da PE ainda são obscuros e a importância da angiogênese na progressão da doença, torna-se relevante estudos que correlacionam PTX3 e FGF2 no contexto da PE, bem como outros fatores envolvidos no efeito anti-angiogênico mediado por PTX3. O objetivo desta pesquisa é correlacionar os níveis plasmáticos e a expressão gênica de PTX3 e FGF2 em placenta de gestantes com PE e normotensas. Os resultados destes estudos poderão contribuir na elucidação dos mecanismos da patogênese da PE e também avaliar o potencial diagnóstico e prognóstico de PTX3 e FGF2 nesta doença.

Flávia Santiago, Projeto de Mestrado

Flávia Santiago é Farmacêutica graduada pela UFMG, desenvolveu seu projeto de Mestrado no LINC, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Abalen.

Avaliação do efeito antitumoral do extrato etanólico do fungo Trichoderma asperelloides

O número de novos casos de câncer cresce de maneira alarmante no mundo, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. A busca de novas substâncias com ação antitumoral é essencial para o desenvolvimento de abordagens terapêuticas para tratamentos multimodais mais eficientes, menos agressivos, que minimizem desenvolvimento de resistência e recidiva. Várias substâncias com atividade antitumoral têm sido obtidas a partir de microrganismos, especialmente fungos, tais como citocalasinas (Pyrenohora sp.; Phoma sp.), ofiobolinas (Bipolaris sp.),alternasolanol (Alternaria sp.). O fungoTrichoderma asperelloides é um micoparasita cosmopolita, necrofítico, heterotrófico que tem sido utilizado como biocontrole de fitopatógenos, em substituição ao uso de fungicidas químicos. Princípios ativos com atividade microbicida, antiviral, imunomodulatórias e antitumorais já foram isolados do extrato de outros fungos do mesmo gênero (T. viride, T. harzianum e T. asperellum), o que sugere que o T. asperelloides, uma espécie natural da América Latina, possa representar uma fonte natural de princípios ativos a serem usados no tratamento de doenças, dentre elas o câncer. Entretanto, não há estudos a respeito das atividades antitumorais presentes no extrato do T. asperelloides. O objetivo deste projeto é avaliar o efeito biológico do extrato etanólico do fungo T. asperelloides sobre linhagens celulares derivados de tumores humanos e murinos. O extrato etanólico de hifas e esporos será obtido e as frações serão isoladas por FPLC com o objetivo de identificar aquelas com atividade biológica. O extrato etanólico e as respectivas frações serão caracterizados quanto ao conteúdo de proteínas e polissacarídeos e a citotoxidade será avaliada in vitro em linhagens derivadas de diferentes tipos de tumores humanos e murinos (adenocarcinoma de mama, adenocarcinoma de cólon, melanomas, sarcomas e próstata). A taxa de apoptose, autofagia e estresse oxidativo induzidos pelo extrato e pelas frações será avaliada bem como o perfil de expressão de genes envolvidos com estes processos. As frações que apresentarem atividade antitumoral serão analisadas por espectrometria de massa visando o isolamento do princípio ativo.

Ana Flávia Bráz, Projeto de Iniciação Científica

Ana Flávia Bráz é graduanda em Biomedicina pela UFMG e desenvolve seu projeto de Iniciação Científica no LINC, sob orientação da Profa. Dra. Adriana Abalen

Estudo do papel de PTX3 na Biologia dos Tumores

A PTX3 é uma proteína de fase aguda que tem uma ação pleiotrópica e papel essencial, não redundante, na imunidade inata. Recentemente, estudos tem sugerido que PTX3 possa ter um papel na biologia dos tumores. Entretanto, há uma controvérsia se PTX3 age como um promotor de neoplasias ou como um onco-supressor. Níveis aumentados de PTX3 foram detectados em pacientes com tumores no pulmão, próstata, fígado e pâncreas, bem como em pacientes portadores de doenças mieloproliferativas que predispõem ao câncer. Alguns autores apontam PTX3 como um biomarcador de câncer que teria um papel na progressão tumoral, principalmente com base em dados que mostram a associação do aumento da expressão in situ de PTX3 no câncer de mama com um perfil menos diferenciado e mais agressivo das células tumorais e resistência à quimioterapia. A maioria dos estudos, contudo, descrevem PTX3 como sendo um fator do microambiente capaz de promover a supressão de neoplasias por regular a inflamação associada aos tumores, mediada pelo complemento e mantida pelos macrófagos. Outras evidências do possível papel onco-supressor de PTX3 vem dos artigos que mostram a hipermetilação do promotor e regiões regulatórias do gene de PTX3 em alguns tipos de câncer como coloretal, de esôfago, câncer de ovário e leiomiosarcomas. Além disso, foi demonstrado que a interação proteína-proteína de PTX3 com membros da família dos fatores de crescimento de fibroblasto (FGF), em particular FGF2 e FGF8, inibe a ação biológica destes fatores. Os fatores de crescimento de fibroblastos (FGFs) ativam, nas células, uma série de vias de sinalização relacionadas à sobrevivência, proliferação, diferenciação, migração, captação de metabólitos e angiogênese. A desregulação do sistema FGF/FGFR contribui para a proliferação de células neoplásicas e desenvolvimento de resistência das células tumorais a quimioterápicos. Nesse contexto, a identificação e avaliação de antagonistas naturais do sistema FGF/FGFR ganha relevância. PTX3 pode ser uma molécula alvo para o desenvolvimento de terapias multimodais para o tratamento de neoplasias, sendo, portanto, importante conhecer a sua ação na biologia dos tumores. O objetivo desta proposta é avaliar o papel de PTX3 na biologia de sarcomas e melanomas tanto humanos quanto murinos. Para tal, linhagens celulares derivadas destes tipos de tumores serão tratadas com a proteína PTX3 recombinante e os efeitos do tratamento sobre as taxas de proliferação, migração e crescimento independente de ancoragem serão analisados. Alternativamente, as células serão transfectadas para expressarem níveis aumentados de PTX3. As células transfectadas serão inoculadas em modelo animal e o impacto da expressão de PTX3 sobre a progressão dos tumores e angiogênese in vivo será avaliado. Será também avaliado o potencial de PTX3 como biomarcador da progressão e prognóstico analisando por imunohistoquímica a expressão deste marcador em amostras de diferentes tipos de melanomas e sarcomas e buscando correlacionar com o subtipo e grau histológico.

Adriana Abalen, Orientadora