O LINC (Laboratório de Inflamação e Câncer) foi fundado em 2011 no Departamento de Genética, Ecologia e Evolução Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e tem como investigador principal a Professora Adriana Abalen Martins Dias. As linhas de pesquisa desenvolvidas no LINC visam a compreensão das bases moleculares da inflamação e do câncer. As principais áreas de pesquisa do LINC são: Genética Molecular, de Microrganismos e Biotecnologia; Desenvolvimento de Novas Ferramentas de Diagnóstico e de Novos Fármacos; Bases Moleculares de Patologias Humanas.
Em cada uma destas área trabalhamos em projetos que incluem estudos de estrutura e função de genes envolvidos na inflamação e câncer; desenvolvemos ferramentas para diagnóstico e prognóstico de doenças inflamatórias, infecciosas e câncer; na descoberta de novas moléculas com ação antitumoral e no desenvolvimento de imunobiológicos para tratamento de doenças inflamatórias e câncer.
Nossos valores são pautados nas boas práticas, eficiência, parcerias, inovação e ética.
Em nossas pesquisas utilizamos diversas ferramentas de biologia celular, molecular e modelos experimentais tanto in vitro quanto in vivo.
Buscamos elucidar mecanismos relacionados a doenças e também o desenvolvimento de produtos biotecnológicos.
A equipe do LINC é incentivada a participar e promover atividades de extensão, principalmente as que envolvem divulgação científica para a sociedade.
Todos os membros do LINC trabalham ativamente nos projetos, na manutenção do lab e na transferência do conhecimento. Prezamos o bem-estar e a harmonia.
Nossa equipe possui parceiros que enriquecem nossas pesquisas, colaborando de forma intelectual ou disponibilizando suas estruturas laboratoriais.
O laboratório pertence ao Departamento de Genética, Ecologia e Evolução no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
Além das instalações do próprio laboratório, o LINC conta com infraestruturas multiusuários e de outros laboratórios do instituto.