Os glioblastomas são rapidamente fatais e matam cerca de 14.000 pacientes anualmente somente nos EUA. O objetivo deste projeto é explorar, de forma terapêutica, uma população pura de células-tronco neurais (NLSCs) que recentemente derivamos de pericitos do músculo esquelético e, portanto, pode ser potencialmente uma fonte de transplante autólogo. Estamos testando o uso de novas terapias baseadas em células-tronco para fornecer agentes terapêuticos especificamente às células tumorais, mas não ao tecido cerebral circundante normal. Esta abordagem oferece esperança contra GBM, uma doença invariavelmente fatal. Assim, este projeto tem forte relevância translacional.
O câncer de mama é uma neoplasia maligna que afeta principalmente mulheres, e também é uma das principais causas de morte por câncer no mundo. As células de Schwann já foram identificadas no microambiente em torno de tumores. O objetivo deste projeto é avaliar a influência dessas células na progressão e desenvolvimento de tumores mamários. Esta pesquisa irá expandir nosso conhecimento sobre o câncer e sua interação com o microambiente em torno dele. Além disso, pode revelar um novo alvo para tratamentos contra o câncer. Assim, este projeto é extremamente relevante.
O trabalho visa investigar a função de células tronco vasculares (pericitos) no microambiente de um tumor de próstata. Este tumor é o mais incidente entre homens, sendo responsável por mais de 13 mil mortes no Brasil, em 2013. Para tanto, propõe-se comparar a expressão gênica entre pericitos de próstatas saudáveis e com câncer e, assim, enriquecer o conhecimento sobre o desenvolvimento dessa patologia, bem como aplicar esse conhecimento na busca de novos alvos e terapias inovadoras contra a doença.
De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer o câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres, gerando 522.000 mortes em 2012. O objetivo desse projeto é identificar bactérias probióticas, usualmente utilizadas em indústrias alimentícias, e verificar se a sua instalação no organismo modifica o microambiente tumoral mamário. Sabe-se que algumas dessas bactérias podem inibir a proliferação celular, dessa forma essa pesquisa permite relacionar como uma dieta rica em probióticos ajuda na prevenção do câncer.
A isquemia cerebral é uma das causas mais comuns de incapacidade com o envelhecimento e, segundo a OMS, levou a 3 milhões de morte em 2011. Portanto, este projeto tem como objetivo analisar o comportamento de células multipotentes, os pericitos, frente a essa lesão. Os pericitos são células perivasculares com alta capacidade de diferenciação, e a sua atuação pode ser determinante para o quadro da lesão. Por isso, conhecer o seu papel é fundamental para podermos desenvolver uma possível uma terapia para essa condição.
Atualmente compreende-se a existência de uma relação entre a microbiota intestinal e o sistema nervoso (SN), onde o SN tem a capacidade de modular a microbiota, como também o inverso. Sabe-se que microbiota intestinal pode interagir diretamente com neurônios nociceptivos, entretanto, são necessários estudos adicionais à cerca relação entre neurônios sensoriais e microbiota intestinal. Então, o objetivo deste projeto é avaliar se os neurônios sensoriais podem regular ou afetar a composição taxonômica da microbiota intestinal. A partir deste estudo será possível compreender do papel da associação entre nervos sensoriais e microbiota, além de estabelecer relações com patologias relacionadas a neurônios sensoriais.