Sobre o programa:

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (PPGBV) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi criado no ano 2000 e reconhecido pela CAPES em outubro de 2001, tendo por objetivo a formação de profissionais para atender às atividades de pesquisa, magistério e demais demandas da sociedade em geral e da iniciativa privada.

O curso tem como foco o desenvolvimento científico, tecnológico e a gestão de recursos vegetais. A proposta do PPGBV é a formação de mestres e doutores em Biologia Vegetal segundo duas grandes Áreas de Concentração: 1) Fisiologia Vegetal e Ecologia; 2) Morfologia, Sistemática e Diversidade Vegetal, sendo estas subdivididas em 9 Linhas de Pesquisa, as quais são atendidas por laboratórios devidamente equipados para a realização dos trabalhos específicos.

O PPGBV contribui, dessa forma, para o aumento do número de profissionais qualificados atuantes no meio acadêmico e no mercado de trabalho brasileiro de modo geral. O Programa conta com 22 orientadores com credenciamento pleno e dois colaboradores. Atualmente, o curso possui o conceito 6 na avaliação da CAPES.