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Professores e alunos participam de programa promovido pelo Santander Universidades nas temáticas de Liderança Empreendedora e Inovação no Babson College, Estados Unidos

quinta-feira, 29 de agosto de 2019, às 17:05

Com seu campus principal nos arredores de Boston, na cidade de Wellesley, Massachusetts, o Babson College é um líder global em educação no campo do empreendedorismo e inovação. A instituição é considerada a melhor escola de negócios para empreendedorismo dos Estados Unidos há mais de 20 anos pelo U.S. News & World Report e figura consistentemente na parte superior de vários rankings de avaliação de instituições de ensino norte-americanas como Financial Times, Forbes e Entrepreneur magazine. Em 2019, o Babson College chega ao seu centésimo aniversário.

O ELI – Liderança Empreendedora e Inovação para docentes

Entre os dias 24 de junho e 3 de julho de 2019 os professores Gustavo Peixoto (EEFFTO) e Raoni Bagno (Engenharia) participaram do ELI – Entrepreneurial Leadership and Innovation – programa de formação docente oferecido pelo Babson College. A oportunidade foi oferecida a professores de universidades brasileiras como parte das iniciativas do Santander Universidades. Ao todo, o programa contou com mais de 60 participantes de universidades de ponta de países como China, Tailândia, Taiwan, Singapura e Hong Kong, sendo 13 professores de instituições brasileiras. Na UFMG, a seleção dos participantes foi realizada por meio de edital conduzido pela DRI. O ELI foi ministrado por professores com experiências diversificadas no campo da inovação e empreendedorismo, incluindo empreendedores tecnológicos, consultores, docentes da Harvard Business School e liderança da academia militar americana, muitos deles autores de livros renomados.

Na perspectiva do programa ELI, o mundo vem sendo cada vez mais marcado por intensas mudanças gerando um ambiente de alta Volatidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade e Hiperconectividade (VUCAH, na sigla em inglês). Neste contexto, o líder empreendedor deve ter habilidades para navegar em ambientes fortemente dinâmicos e criar uma cultura de inovação que propulsione as organizações. Dentre os objetivos do programa estão o desenvolvimento de expertise multidestra (proficiência em empreendedorismo, inovação e transformação digital), transformação de professores em líderes acadêmicos, melhoria de desenhos curriculares e métodos de suporte ao ensino, enriquecimento da carreira acadêmica e ampliação da colaboração internacional nas temáticas de inovação e empreendedorismo. Ao todo, o programa envolveu mais de 100 horas de dedicação entre exploração de literatura, aulas expositivas, dinâmicas de grupo, simulações, estudos de caso, visitas técnicas e desenvolvimento de projetos colaborativos.

Na UFMG, o professor Gustavo Peixoto coordena o curso de Educação Física, ministra disciplinas da graduação dessa escola, coordena projetos de pesquisa e extensão e atua na formação transversal em empreendedorismo por meio da disciplina OPEI – Oficina de Projetos em Empreendedorismo e Inovação. O prof. Raoni atua em cursos de graduação na escola de engenharia onde coordena o NTQI (Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação), no Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual e no Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica. A experiência no ELI e sua divulgação por parte dos participantes vem de encontro às diretrizes de internacionalização da UFMG, visando envolvimento crescente com temas de caráter transversal e interdisciplinar.

 Professores brasileiros participam de programa de formação docente em empreendedorismo e inovação no Babson College – Estados Unidos

O Babson BUILD – Programa de empreendedorismo para estudantes universitários

Babson College também oferece conteúdos de extensão para alunos universitários como é o caso do Babson Build, do qual participou a aluna Caroline Almeida Nobre, do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG entre os dias 14 e 28 de julho de 2019. O processo de seleção foi guiado pelo DRI e foi aberto para todos os alunos da UFMG. Durante as duas semanas de curso, foram mais de 15 temas ministrados de forma multidisciplinar que contribuem para o pensamento empreendedor. Assim como no programa ELI, o programa Babson Build é centrado no método ETA – Entrepreneurial Though and Action, que busca desenvolver nos alunos o pensamento empreendedor e o ensino por meio da ação (Learning Through Action). Diversas dinâmicas em grupo e workshops reforçam o aprendizado do método e desafiam os alunos constantemente em situações de negociação e relacionamento intercultural.

Em relação ao conteúdo do programa, podem ser destacados tópicos de gestão (com as disciplinas de Gestão de Negócios em Crescimento, Finanças, Viabilidade de Mercado, Marketing), comunicação (Liderança Empreendedora, Negociação, Técnicas de Apresentação) e métodos/técnicas de inovação (Design Thinking, Prototipagem, Empreendedorismo Social e Entrepreneurial Though and Action). Segundo Caroline, alguns pontos ministrados na metodologia americana já foram apresentados em disciplinas do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, como a Disciplina de Projetos, Inovação e Prototipagem lida com assuntos de Design Thinking e Prototipação de Produtos. Outro paralelo que pode ser feito é com a Disciplina de Empreendedorismo, que reforça pontos da atitude empreendedora, análise de negócios em crescimento e startups.

Além do Brasil, outros países estiveram representados no Babson Build, como:Estados Unidos, Canadá, Colombia, Peru, Chile, Suíça, India, Arabia Saudita e Uzbequistão. Assim, o conhecimento e a vivencia cultural foram os pontos de grande destaque. Caroline pontua: “Foi possível conviver diariamente com pessoas de diferentes partes do mundo. Tive a oportunidade de aprender como se usa um hijab (lenço utilizado pelas mulheres sauditas), pude assistir um documentário sobre os tabus femininos com uma indiana e entender um pouco mais sobre a sua cultura. Além de aprender sobre hábitos e comportamentos de outros lugares do mundo que ainda não tive oportunidade de conhecer. Ultrapassando o conteúdo do Programa, por meio de algumas visitas técnicas pude conhecer o ecossistema local, visitando Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e um dos seus centros de pesquisa tecnológica, a IBM Watson Health e uma Startup. Foi uma experiência muito rica e que levarei para a vida!”.

Programa de formação universitária em empreendedorismo e inovação no Babson College – Estados Unidos

Mestranda Caroline Nobre e Prof. Raoni Bagno, do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG