Notícias

O Mestrado promoveu atividades em parceria com professores do Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produtos

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018, às 21:00

Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UFMG promove atividades em parceria com professores do Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produtos – IGDP.

Entre os dias 3 e 7 de dezembro a professora Istefani Carísio de Paula (UFRGS) e o prof. Carlos Eduardo Sanches da Silva (UNIFEI) desenvolveram atividades com discentes do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual e também de outros programas de graduação e pós-graduação da UFMG. A proposta e organização das atividades didáticas foi realizada pelo prof. Raoni Barros Bagno, sub-coordenador do programa, que contou com recursos do PAMP – Programa de Apoio aos Mestrados Profissionais, promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação da UFMG.

Os três professores são membros do Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produtos – IGDP, cuja missão é apoiar o desenvolvimento e disseminação de conhecimentos sobre Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Inovação. É formado por pesquisadores, profissionais de empresas públicas e privadas, entidades governamentais e não-governamentais. O IGDP é a maior comunidade do Brasil sobre desenvolvimento de produtos e inovação.

A semana iniciou com o seminário sobre Lean Healthcare na Escola de Engenharia, em que a profa. Istefani pôde compartilhar sua experiência na melhoria gerencial de processos relacionados à atenção primária de saúde por meio do Lean. Conceito conhecido na indústria de manufatura por seus relevantes resultados na redução de desperdícios e ganhos de eficiência nas organizações, O Lean tem transbordado essas potencialidades para vários outros contextos, como é o caso da saúde.

A professora ainda trouxe vários insights advindos de sua experiência prática com projetos realizados em hospitais da região de Porto Alegre. O debate contou com a presença do prof. Lin Chih Cheng, membro fundador do IGDP e reconhecido por sua grande contribuição na trajetória brasileira da qualidade e inovação e também com representantes da Rede Mater Dei de Saúde, ACMinas e Fundep.

Na manhã de terça-feira o prof. Carlos Sanches ofereceu uma oficina de bibliometria para alunos da pós-graduação em que discutiu conceitos, possibilidades e técnicas de medição de produção científica especializada e busca bibliográfica. Na sequência houve atividades práticas com o R-Studio (equipado com o módulo Bibliometrics), que se trata de um avançado software de livre distribuição e uso para propósitos de pesquisa. Mestrandos e doutorandos puderam experimentar diversas funcionalidades e debater com o prof. Sanches formas de enriquecer seus trabalhos de pesquisa com a nova ferramenta.

Nas tardes dos dias 3 a 7 os professores de dedicaram ao Curso de Gestão de Projetos de Inovação, que atendeu não somente discentes do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, mas também alunos e mesmo professores ligados à graduação e pós de várias unidades. Essa diversidade permitiu a realização de atividades práticas com equipes bastante multidisciplinares, o que contribuiu ainda mais para o sucesso da iniciativa.

Com atividades práticas e debates abertos bem intercalados com exposições teóricas e atividades extraclasse, o curso iniciou trabalhando a abordagem ágil de gestão de projetos aplicada ao contexto da geração de produtos inovadores, que mesclam hardware e software em sua composição. No módulo posterior, conceitos e técnicas consolidados na tratativa de projetos de alta complexidade foram discutidos à luz das demandas sociotécnicas das equipes de projeto e da própria sociedade. Os participantes ainda desenvolveram atividades em caráter extraclasse ao longo da semana seguinte para sedimentar as discussões e conceitos nos quais ficaram imersos ao longo do trabalho presencial.

As atividades foram encerradas sob um clima de expectativa de que novas iniciativas semelhantes venham nos próximos semestres, colocando as temáticas de inovação à mesa junto com métodos, técnicas e abordagens que enriqueçam as contribuições da academia à sociedade como um todo. As trocas de experiências também foram momentos marcantes dos encontros, que enaltecem a riqueza de se trabalhar em equipe com propósitos comuns.